Verdadeira independência

24/09/2011 03:06

 

Verdadeira independência

 

 
 
Na postagem de ontem no meu blog, que você pode ler aqui, afirmei que uma das maiores razões da infelicidade das pessoas tem sido a sua dependência e expectativas (frustradas) que têm de outros. 

Quando você é uma pessoa natural, sujeita às suas emoções, o que as pessoas fazem ou deixam de fazer por você podem lhe afetar profundamente. Sua felicidade e paz de espírito são imediatamente afetadas por uma traição, uma perda de um ente querido, uma fofoca, uma injustiça, um comentário, um olhar 43 (ou 27), uma falha — ou qualquer outra atitude que provoca seus sentimentos. 

Isso lhe faz escravo das pessoas, refém delas. Quer dizer, você só pode ser feliz se elas fizerem de acordo com o que lhe agrada. 

Como se livrar disso? 

Pense. É inteligente você confiar em quem não é confiável? É realístico esperar que as pessoas sempre façam como você espera delas? Não, isso é estupidez e fantasia. 

Então, como fruto de seu raciocínio, você retira o seu coração das mãos dessas pessoas e o deposita nas mãos de Deus — o único que é absolutamente confiável e nunca lhe decepcionará. 

Alguns dirão, “É isso mesmo, depender só de si mesmo e de Deus, e de mais ninguém.” Eu diria que nem de si mesmo você pode depender, pois é tão falho e imprevisível quanto às outras pessoas que lhe decepcionam. Lembre-se, você também é carne. 

Você só pode depender de si mesmo depois que o seu eu aprender a depender de Deus. Fora isso, é canoa furada. 

Em resumo: Use a sua cabeça e pare de sujeitar a sua felicidade às outras pessoas. Conheça a Deus e ponha cem por cento de sua dependência nele. A soma dissoresultará na sua verdadeira independência das pessoas.